Nos Neg@cios



A influência das redes socias nas empresas.

Por Tonimuiller Alves
Uma visão geral

A partir do princípio de redes sociais já discutidas em outro artigo do blog, as redes sociais profissionais têm o princípio de multiplicar seus contatos graças aos contatos dos seus contatos. Assim o número de contatos alcançáveis por você é muito maior. Esse aumento de contatos é fundamental para um bom relacionamento de uma empresa com o mercado, pois aumenta as opções parceiros e profissionais disponíveis para uma empresa contratar, e isso conseqüentemente possibilita a empresa de disponibilizar serviços de melhor qualidade.
As principais redes sociais profissionais (RSP) da atualidade são: LInked In, Viadeo, Xing, Ziki, Paxo, Naymz. Cada RSP tem um uso mais indicado, por exemplo, a rede Linked In é mais indicada para uso internacional.

O contexto da utilização das redes sociais profissionais
Segundo uma pesquisa realizada pela revista Business Week com as empresas mais valiosas ao redor do mundo mostrou que, empreendimentos que investem em redes sociais vêm apresentando melhores resultados crescendo 18% ao ano enquanto outras empresas que investem pouco ou não investem tiveram queda de crescimento de 6% em média em suas receitas. Estas diferenças ocorrem visto que as empresas que optam por investir em redes sociais têm uma agilidade muito maior nos “processos de negócios”. Em uma entrevista ao jornal O Globo, o especialista em tecnologia Luiz Fuzaro, diz que as redes sociais desde que bem usadas evitam redundância de informação, aumentam o trabalho coletivo e o conhecimento coletivo da empresa.
Uma pesquisa apresentada pelo Núcleo da Inteligência Digital (iDig) reforça a idéia de que as redes sociais são realmente um bom investimento. Segundo a pesquisa, foi constatado que 21 de 50 marcas analisadas já contam com perfil no twitter, espécie de micro blog da internet. Com mais de três mil de seguidores essas companhias que repassam mensagens de campanhas a outros contatos fazendo assim um marketing de alto alcance.

Rede social passa de entretenimento para algo trivial.
Visto que os pilares para se empreender bem é entender as relações entre as pessoas e promover suas conexões as redes sociais passam a ser um dos pilares sustentadores de algumas grandes empresas. Com o aumento da acessibilidade a informação e a mudança nos hábitos cada vez mais tendenciosos para a informatização de nossas ações, é inevitável o domínio das relações sociais empresariais via internet e redes sociais, dando assim uma nova identidade ao empreendedorismo atual.







Referências: